[Fortaleza-CE] Nota de apoio a Ocupação João Mattos

fortaleza-ce-nota-de-apoio-a-ocupacao-joao-matto-1

Nós, indivíduos e movimentos autônomos de Fortaleza, do Brasil e do mundo inteiro, viemos demonstrar o nosso apoio e solidariedade aos estudantes que ocupam agora a escola João Mattos¹ e que estão sofrendo perseguições, pressão e assédio moral por parte de militantes e professores pertencentes a partidos e movimentos partidários.

A decisão dos ocupantes em não aceitar movimentos hierárquicos e partidários, a fim de manter a horizontalidade e autonomia dos estudantes, foi o que acarretou em episódios de perseguição e difamação por parte de algumas dessas instituições. É evidente que tais instituições, que se apresentam com modelos de organização falidos, não desejam contribuir diretamente com a luta, mas apenas promover suas próprias pautas e defender seus locais de poder no jogo político institucional. Se aproveitam de uma luta autêntica como parasitas. O estopim para tais episódios foi a rejeição dos estudantes ocupados a proposta de realização de um Sarau com o tema “Não vai ter Golpe”, uma pauta claramente alheia a luta dos mesmos. Assim como os estudantes, entendemos que o maior golpe é dado todos os dias contra uma educação realmente libertadora, contra os marginalizados e contra aqueles que não obedecem a atual farsa democrática exposta na briga de partidos pelo poder.

Dentre as ameaças sofridas pelos estudantes é a de que estes ficariam em “isolamento político” ao tentarem se organizar de forma independente. Isso expressa claramente o receio das instituições político partidárias de perder o poder de manipular, controlar e direcionar a luta dxs estudantes para seus próprios interesses de poder. Entendemos que de fato se dá o contrário: ao serem cooptadxs por essas instituições, xs estudantes serão facilmente acusadxs de massa de manobra de um jogo político institucional. Isso sim os isolará dos apoiadores mais importantes: as comunidades das proximidades das escolas ocupadas, que tem um real vínculo com ela através de alunxs e ex-alunxs, além da população em geral que como deixou bastante claro nos levantes de junho de 2013, nos gritos de “sem partido”, que entendem que estes agem em interesse próprio e não da população.

Reafirmamos que continuaremos a apoiar e lutar ao lado e juntxs com os estudantes, como indivíduos ou como movimentos autônomos organizados, se assim elxs quiserem, da forma que preferirem e acharem melhor para a luta. Seja realizando oficinas, doando alimentos, promovendo debates, etc. Que respeitamos inteiramente a autonomia do movimento e a forma de organização horizontal que decidiram adotar. Estamos juntxs com os debaixo, não acima!

Pedimos a todas as pessoas e movimentos que se solidarizam com os estudantes ocupados e com a situação exposta, compartilhem esta nota de apoio. Que curtam e compartilhem também a página da escola para mostrar que estamos com eles!

Só a luta muda a vida!

‪#‎OcupaEscolasCE‬

‪#‎OcupaCAIC‬ ‪#‎OcupaAdauto‬ ‪#‎OcupaCCB‬

‪#‎OcupaJoãoMattos‬

‪#‎OcupaTUDO‬

[1] NOTA SOBRE A OCUPAÇÃO EEFM JOÃO MATTOS

Em apoio às escolas ocupadas e contra a precarização do ensino público, nós estudantes do Colégio João Matos, decidimos ocupar a escola como forma de ocupação organizada horizontalmente. Com a presença inicialmente de alunos – depois com a adesão crescente de pais, professores e comunidade – tomamos a iniciativa em assembleia e partimos para a ocupação em solidariedade à luta pela educação de qualidade encampada também pelos professores.

Com força de vontade e determinação para ocupar e exigir que venha abaixo toda a forma de tentativa de alienação, toda a forma de pilhagem, principalmente quando se ataca sem dó o que deveria ser verdadeiramente a educação, decidimos questionar com intensidade todos os governantes que, descompromissados com o ensino público de qualidade, o sucateiam e buscam transformar alunos em massa de manobra. Com o apoio de toda a equipe educacional e pessoas solidárias aos reais fundamentos do que deve ser a verdadeira educação, estamos em plena realização de nossa ocupação, que defende o aluno, a escola e que nos possibilita construir uma organização autônoma e transformadora.

Com a consciência de que devemos zelar pelo patrimônio durante a ocupação, estabelecemos por meio de comissões escolhidas livremente pelo coletivo e organizamos as atividades feitas na escola. Conscientes de que os míseros centavos destinados por aluno para a sua alimentação são infinitamente insuficientes para suprir suas necessidades básicas, com nossa voz e participação pretendemos superar e estabelecer meios dignos para que a educação se estabeleça. Exigimos alimentação de qualidade para melhor aproveitarmos de forma tranquila o horário de aulas. Exigimos o uso de toda estrutura escolar para fortificar o ensino, queremos maior participação da comunidade no ambiente escolar. Dizemos não para a educação escravizadora e exigimos uma educação libertadora. Dizemos não à precarização do ensino.

agência de notícias anarquistas-ana

Angelus. Dedos da brisa
nas teclas das folhas
adormecem os pássaros.

Yeda Prates Bernis

[Fortaleza-CE] Nota de apoio a Ocupação João Mattos